segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ditadura

Segundo o dicionário, ditadura é a tomada do poder legislativo pelo poder executivo, traduzindo, aquele que rege as leis é substituído sumariamente por aquele que deveria cumprir as leis.
No nosso mundo moderno, estamos sujeitos a diversas ditaduras, não só à ditadura política, hoje exercida pelo partido no poder, tanto em municípios quanto estados e federal, estamos sujeitos a diversas formas de ditadura.
Costumamos utilizar esta descrição pela imposição da vontade de uns sobre uma grande maioria, como é o caso da ditadura da moda, alguns decidem o que é moda e a grande maioria segue, até mesmo aqueles que se acham "rebeldes", seguem uma moda ditada por outro alguém que também está manipulando sua vontade.
Quer dizer que você não tem vontade ou direito ? Não, você TEM direito a ter vontade, porém não tem o direito de expressa-la, pois vai contra a ditadura, e sabemos que, sempre que se colocar contra os preceitos ditados, colocamo-nos em situação de perigo, pelo menos de isolamento.
Outra ditadura que está em voga no momento é a tecnologia, nós somos mais que servidores calados, somos escravos e dependentes, sempre que a energia elétrica falta, muitos problemas sérios são causados, mas, perder os alimentos que estão na geladeira é secundário, como posso ficar sem televisão e sem computador ?
Existem diversas formas de ditadura, algumas nos colocamos contra, sempre com o receio das punições que sobrevirão.
A rede de televisão Globo é quem dita o que nós devemos querer assistir, felizmente eu tenho um estoque grande de livros, filmes e músicas que me permitem passar ao largo desta imposição, porém as pessoas se espantam quando digo que não assisti a um determinado programa, na verdade, quando digo que não assisti a nenhum programa...
Hoje em dia temos uma competição por duas forças ditatoriais, de um lado, os líderes religiosos, querendo impor suas verdades, vagamente apoiado por suas crenças e suas literaturas. Do outro lado, um grupo (minoria) que quer se colocar em evidência, e que tem utilizado as leis a seu favor, ambos estão pisoteando o poder legislativo para ditar suas próprias normas.
Felizmente, ainda há formas de repudiar estas ações, não dando valor a elas, deixando que os que desejam colocar-se em evidência sejam colocados no ridículo por seus próprios esforços. Não podemos nos deixar dirigir por nenhuma ditadura, porém, como é impossível colocar-se contra todas elas, a opção é seguir nossa própria vida e deixar essas forças se digladiarem em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário