domingo, 7 de abril de 2013

Teoria da Conspiração - Mercado Imobiliário

Ultimamente tenho notado um aumento significativo no número de moradores de rua nas imediações do Cambuci e Liberdade, que são os locais por onde circulo com maior frequência.
Vinha achando bastante incomoda a  presença cada vez maior desses "moradores", e indagando, por que começaram a "migrar" para esta região, até ler um artigo na revista Carta Capital, que dá uma idéia dos por que, que eu não conseguia entender.
Lembrei de um professor, a muito tempo, que disse que o antigo governador de São Paulo, Orestes Quercia, se não me engano, que, para adquirir terras no interior de São Paulo, "incentivou" a instalação de prostíbulos nas proximidades das terras que desejava adquirir, isto aliado a outras ações de cunho administrativo como a não reparação das estradas, entre outras, acabaram fazendo que as terras desvalorizarem e seus proprietários acabaram vendendo suas terras por valores bastante inferiores ao de mercado.
Pouco depois, como que por milagre, as rodovias naquelas regiões eram construídas e duplicadas, verdadeiros tapetes para escoar produção, e, por conicidência, o novo proprietário dessas terras era o governador.
Assim como as obras faraônicas do ex-prefeito e ex-governador Paulo Maluf, que atendiam aos seus interesses, todas as obras eram para viabilizar seus trajetos e suas emrpesas, mesmo sendo bastante óbvio, os políticos e a polícia ficaram na busca do dinheiro desviado, que não era realmente relevante perto da valorização financeira obtida.
Voltando ao Cambuci, a reportagem da Carta Capital indica que o novo prefeito, Haddad, tem a intenção de transformar o centro em uma área habitacional para os "sem teto", porém está esbarrando em um problema bastante simples, não há terrenos onde estes novos prédios possam ser construídos, portanto, a solução é encontrar uma forma de obter mais terras.
Aqui vem a grande jogada, fazendo com que os moradores de rua se mobilizem para a região do Cambuci, desvaloriza a região, os proprietários de imóveis vão embora, vendendo por ninharias suas residências e seus empreendimentos.
Para deixar a coisa mais clara, o prefeito está tentando estabelecer um albergue a duas quadras da minha residência.
Você pode dizer que o morador de rua também merece um teto e uma alimentação, onde vou concordar plenamente. A questão é, por que no centro e não na periferia ? Até pouco tempo atrás achava que eram os moradores que não queriam sair das proximidades do centro, agora vejo que é o objetivo da prefeitura coloca-los no centro.
Qual o problema do albergue ? É simples, vamos ver o que eles oferecem... Janta, banho, dormitório e café da manhã. Legal, né ???
Agora, vamos ao problema, o albergue estará apto a receber um número determinado de pessoas, porém nunca chegarão usuários em quantidade inferior à capacidade, muito pelo contrário, se couber cem, chegarão cento e cinquenta, o que acontecerá com os cinquenta que não puderam entrar ?
O que todos estes indivíduos farão até a hora do albergue abrir novamente ? Vão trabalhar ou ficarão nas ruas esmolando ?
Como você se sentiria, ao chegar em seu empreendimento e ter que "solicitar" que um dos que não conseguiu entrar a deixar sua porta para que os seus clientes possam entrar ?
O que você acha de seu filho chegar à noite da escola, faculdade, balada ou trabalho, e ter que passar por dúzias de pessoas que não conseguiram sua cama quentinha e estão cansados, com frio e fome ?
O que você acha da sujeira que estes indivíduos deixarão nas ruas, além dos lixos coletados nas lixeiras, os restos de comida e a inevitál presença de fezes e urina ?
Será que o objetivo da prefeitura é realmente nos expulsar de nossas residências ? Ou simplesmente são tão incompetentes que não conseguem conter esse mundo de sem teto que vem crescendo diariamente, quase exponencialmente.
Difícil dizer, apenas sei que, se continuar deste jeito, o centro será uma grande favela e a periferia será o local de nossas residências.
Ainda resta a questão, será que estão fazendo todo este movimento para os moradores de rua, ou estão preparando uma reurbanização do centro, com os imóveis em propriedade dos envolvidos, como fez o ex-governador?
Aliás...
O que foi feito da doação da prefeitura para a ONG do ex-presidente Lula ???

Um comentário:

  1. Ué... mas a Dilma não acabou com a miséria?

    Grande Abraço!

    Bom saber que tem mais pessoas com os olhos abertos!

    ResponderExcluir