quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os grilhões do celular

Outro dia, voltando para casa, vi um pedreiro rebocando uma parede com uma mão e falando alegremente ao celular com a outra. Se eu fosse o proprietário do imóvel pensaria duas vezes antes de me instalar naquela casa, feita por uma pessoa com sua atenção voltada a outra coisa que não a qualidade do serviço prestado.
Imagine-se em uma mesa de operação onde algum dos profissionais ali envolvidos esteja aguardando ansiosamente uma ligação, olhando a todo momento se chegou alguma mensagem, ou então interrompe um procedimento para ler uma mensagem ou atender ao celular.
Ou então, imagine um esportista correndo com o celular no bolso, qual seria a qualidade das atividades esportivas deste esportista ?
Se para algumas profissões fica bastante claro quão pernicioso é o uso de um celular, para outras seu uso não está totalmente regularizado, um professor que atende o celular durante a aula, por mais emergencial que seja, demonstra total desrespeito para com os alunos.
Outro dia um maestro teve o desprazer de interromper uma apresentação pois estava tocando o celular dele, como alguém entra para um trabalho comum celular no bolso ? É quase o mesmo que o mecânico que vai atender a um chamado emergencial e "esquece" de levar a caixa de ferramentas.
Uma vez, quando fui subir no ônibus, vi o motorista digitando febrilmente mensagens em seu celular, pedi desculpas, disse que era o ônibus errado, peguei outro, menos inseguro.
Faça uma experiência, pare em uma esquina bastante movimentada de sua cidade, em apenas quinze minutos você perceberá a quantidade de motoristas dirigindo e falando descontraidamente em seus celulares, existe uma lei, mas, quem se importa, não é ?
Depois desta experiência, vá em um local de grande movimento de pedestres, tente encontrar as pessoas que não estão falando ao celular, veja nas conduções coletivas, nos escritórios, em casa. Há tantas pessoas que, depois de trabalhar o dia inteiro "grudados" nos seus celulares, ainda dormem com ele debaixo do travesseiro, para atender imediatamente caso surja alguma emergência.
As pessoas não podem mais viver sem seus celulares, não é uma questão de comunicação, nunca foi, é uma questão de alienação, preferem se alienar dentro de seus aparelhos eletrônicos à ter contatos reais com pessoas à sua volta.
Quando eu comprei meu primeiro celular à quase vinte anos atrás, era uma questão de status, comunicação era apenas uma desculpa, hoje não existe mais diferenciação, qualquer pobre, que não tem condições de pagar uma conta de celular, tem pelo menos duas linhas para receber ligações.
É interessante que no Brasil, o número de aparelhos em funcionamento quase dobra a quantidade de pessoas que compõe a população nacional, ainda assim, continua-se vendendo mais e mais aparelhos, a grande maioria das pessoas tem pelo menos duas linhas de celular, fora o telefone residencial, é claro.
Se uma empresa oferecer um ótimo emprego, muito bem remunerado, bom horário, bons cursos, aprimoramento profissional, etc, porém, não permitir que utilize o celular em horário de trabalho, ou melhor, dentro das instalações da empresa, esta empresa terá grande dificuldade de conseguir um funcionário para preencher a vaga.
Para que usamos o celular ? Eu hoje uso para ver as horas, quando esqueço de colocar o relógio, faço umas duas ou três ligações por semana, recebo uma ou duas ligações por semana, mensagens só de propaganda indevida, preciso dele ? Não !
Então por que é tão difícil me livrar dele ? Eis uma boa pergunta, preciso de uma boa resposta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário