quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Insustentável Sustentabilidade.

Constantemente vemos empresas se vangloriando de que são empresas sustentáveis, verdes, que se preocupam com o meio ambiente, como futuro do planeta, com o bem estar das pessoas, com as crianças, com os idosos, etc...
Mas, será que realmente se preocupam ou são apenas ações de fachada que tem por objetivo iludir o povo e faze-los acreditar que, comprando desta ou daquela empresa estarão fazendo algum bem para o planeta.
Por outro lado, será que o povo realmente está preocupado com o rumo que as coisas estão tomando, ou também fazem os famosos discursos pró natureza em tem em casa animais silvestres e jogam lixo nos rios ?
Podemos examinar algumas empresas que fazem, de maneira espalhafatosa, o anúncio de que são sustentáveis e que se preocupam como bem estar do planeta. Comecemos pelos mais polêmicos e mais descarados do momento, as associações de supermercados. Vamos analisar a proposta.
Eles afirmam que, os saquinhos plásticos estão "sufocando" o planeta, então pararam de fornecer os saquinhos gratuitamente, começaram a vende-los. Só por esta atitude já podemos perceber um movimento em sentido à ação financeira apenas. Mas vamos analisar mais detalhadamente os efeitos colaterais...
Você vai parar de colocar o seu lixo em sacos plásticos para o lixeiro levar ? Vai começar a utilizar sacos de papel ? Caixas de papelão ? Sacolas retornáveis (o lixeiro despeja o conteúdo e devolve para você, não seria interessante ?) Creio que todos nós continuaremos colocando o nosso lixo em saquinhos plásticos, com isso, a natureza não vai ganhar nada, você vai pegar saquinhos em outros lugares como padarias, mercadinhos e lojas de departamento, não vai comprar saquinhos para levar as suas compras.
Quando você passa à frente de um mercado e lembra que precisa de alguma coisa para levar para sua casa, você está com a sacola retornável em mãos ? Creio que não, vai carregar, de ônibus, a caixinha que eles deixam à disposição de quem não tem sempre à mão sacolas retornáveis, ou então você fará uma coleção interessante de sacolas retornáveis que guardará junto à sua coleção de guardas-chuva.
Os únicos beneficiados diretamente com esta ação, como todo mundo já sabia, são os próprios supermercados, que deixaram de gastar com saquinhos e não fizeram absolutamente nenhuma contra-partida... Por que não obrigaram os fornecedores a oferecer sacolas biodegradáveis ? Eles tem força para obrigar os fornecedores a fazer tantas coisas, por que nenhuma em favor do cliente ?
Outro exemplo gritante é a propaganda do banco Itaú, deixar de emitir extratos, grande coisa, com o tempo que eles demoram a chegar em casa, eu já imprimi e já utilizei para acertar a minha planilha de contas, não vi vantagem nenhuma para mim...
As árvores que são utilizadas para a fabricação de papel são de reflorestamento, a menos que eles comprem de alguma atividade ilegal, então não estão poupando nenhuma árvore, se olharmos para as emrpesas de papel e celulose vemos que elas estão crescendo e suas produções crescem junto, quer dizer, o banco só está economizando a parte deles também.
Nós colocamos nosso lixo em separado para recilclagem, porém, com excessão do alumínio, que é o que paga melhor, os demais produtos acabam sendo descartados como lixo comum, pois reciclar é caro e existem poucas empresas que fazem esse trabalho.

Quantas empresas você cochece que recicla papel ? E plástico ? E vidro ?

Isso tudo sem falar no lixo hospitalar, que deveria ter um destino especial, justamente por causa do poder contaminante, é jogado junto com o lixo comum, e, como apareceu em notícias jornalísticas, estão sendo reaproveitados em algumas empresas que pegam material que deveria ser destruído e fazem roupas para nós e nossos filhos.

É claro que existem empresas que realmente fazem algo pelo bem do planeta, é claro que existem pessoas preocupadas como amanhã, mas estas são minoria, a grande maioria está mais preocupada como que vão ganhar hoje.

Vamos fazer a coisa certa pelos motivos certos, não por lucro ou propaganda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário