quinta-feira, 19 de abril de 2012

Porteiros do transporte público

Eles são gentis, ajudam a subir, descer, seguram a porta para você, dão licença, ajudam o motorista, representam exatamente o que nós não queremos no já conturbado transporte público. São as pessoas que estacionam na porta das conduções, ônibus, metrô e trem, sem falar das lotações.
Ficam no meio do caminho, se mostram gentis para que as pessoas não reclamem de sua presença no meio do caminho e não percebam o quanto eles atrapalham o bom andamento de um sistema capenga como é o transporte público paulistano.
Quando ficam à frente do ônibus, ficam conversando com o motorista, distraindo-o, possibilitando um acidente, normalmente é uma mulher ou algum fã de futebol que fica discutindo jogos e jogadas, estes atrapalham quem quer entrar no ônibus. Quando ficam junto à porta de saída, sentam-se nos degraus complicando assim a passagem dos que querem descer.
Quando ficam à porta de trens e metrô, gentilmente seguram a porta para as pessoas idosas, ajudam outras pessoas a entrar com carrinhos e outros volumes, só que não percebem que são exatamente eles que atrapalham a entrada e saída dos usuários, e também não percebem que, ao segurar as portas, atrasam toda a linha que funciona no sistema de carrocel, isto é, atrasou um, atrasou todos.
São pessoas que vão descer no décimo quinto ponto e já ficam à porta, senão na hora não conseguirão sair, nesse meio tempo vão atrapalhando os demais, mas quem se importa, né ???
Também são estas as pessoas que ficam nas portas dos elevadores, impedem as escadas e corredores, fazem tantas outras coisas que, já que ninguém "se incomoda", vão ficando no meio do caminho... atravancando...
Ainda bem que o transporte é de primeira qualidade e que não vamos receber milhares de estrangeiros em nossas cidades durante eventos como Copa do Mundo de Futebol ou Olimpíadas... Já imaginou o sucesso que o Brasil fará lá fora exportando esse tipo de imagem e de conduta ???

Nenhum comentário:

Postar um comentário