segunda-feira, 28 de maio de 2012

IPI e as Prioridades do Governo

O governo baixou novamente o IPI para a aquisição de veículos, com o "nobre" objetivo de aquecer a economia. Os bancos foram induzidos a reabrir as carteiras para oferecer mais crédito ao consumidor, podemos ver claramente o quanto o governo está empenhado na manutenção da economia, porém, vamos analisar outras informações que parecem que estão sendo deixadas de lado.
Primeiro nós devemos ver por que os bancos restringiram o crédito, essa é uma resposta simples, os bancos não gostam de riscos, e, com as normas do governo, o povo é levado às compras, parcelas a looooongo prazo, que, obviamente, não são capazes de cumprir.
O povo é levado às compras, ofertas mais agradáveis, prazos mais interessantes, opções variadas, só poucas vezes eu vi no jornal alguma reportagem alertando para os perigos de compras deste jeito, mas quem assiste jornal, não é mesmo ?
Eu moro em São Paulo, a cidade está quase parando por causa do excesso de veículos, todas as principais vias e rodovias sempre lotadas, independente do horário. Para que liberar mais carros ? Provavelmente por que as montadoras precisam urgentemente liberar seus pátios que encontram-se lotados de veículos sem comprador, então, podemos acreditar que o governo está agindo em prol das montadoras.
O mesmo pensamento, ou a mesma lógica, iremos encontrar quando vemos o governo estimulando um ou outro segmento comercial ou industrial. Isso não seria tão pernicioso se não afetasse grandemente a economia do povo e aumentasse o consumo desenfreado de itens que nem sempre são de primeira necessidade.
Qual o estímulo que o governo dá para a saúde ? Obrigando os hospitais a atenderem pelo SUS, pagando valores incompatíveis, forçando-os a prestar serviços de qualidade, sem remuneração adequada.
Qual o estímulo que os policiais recebem para colocar a vida em risco diariamente em defesa da população ? Sabendo que políticos roubam, sozinhos, mais do que toda a folha de pagamento de um grande departamento de polícia, quando são pegos, seus colegas políticos livram-lhe a cara e ele ainda zomba da justiça ?
Qual o estímulo que os transportes públicos recebem ? Como adquirir mais conduções adequadas, quando o governo sempre está a cortar verbas ?
Qual o estímulo que a educação recebe ? Sabendo-se que as instituições educativas pagam exatamente os mesmos impostos, como pode uma instituição de ensino, ser competitiva, com qualidade, quando os impostos que incidem sobre sua folha de pagamento são abusivos ?
Como remunerar adequadamente profissionais que são REALMENTE importantes se não há estímulos ? Policiais, bombeiros, médicos, professores são essenciais a um povo que deseja crescer, parece que não é o caso do Brasil...

Um comentário: