domingo, 20 de maio de 2012

LIberdade abortada

Um provérbio chinês nos diz um pensamento muito interessante...
"Para sermos livres, temos que nos desprender até mesmo do pensamento de liberdade"
Pode parecer um tanto quanto estranho, porém é uma grande verdade, facilmente verificada nos dias de hoje, onde as pessoas correm tanto atrás de felicidade, liberdade, prazer, dinheiro e tantas outras coisas, que não percebem que estão presas em grilhões que elas mesmas criaram.
Trabalham tanto para conseguir dinheiro, dizem que para levar mais conforto para seus familiares, mas excluem seus familiares do seu convívio diário, viajam tanto em busca de novas oportunidades que acabam perdendo o nascimento e crescimento de seus filhos, correm tanto atrás de dinheiro que acabam sendo escravizados por ele, tornam-se servos do dinheiro.
O mesmo vale para todos os outros conceitos, onde a pessoa deixa de viver para obter algo, tornam-se escravas de objetivos, param no "meio" e esquecem que existe um "fim", este fim não é o término e sim a linha de chegada.
Pessoas simples conseguem chegar mais facilmente à linha de chegada, à felicidade, ao dinheiro, à liberdade e tudo o mais que desejar, lembrando que simples não quer dizer pobre nem humilde, quer dizer objetiva, não perde o objetivo de sua vista. É a história dos caçadores que levaram pesquisadores para ver como seria uma caçada.
Saíram cedinho para caçar um determinado animal, no caminho encontraram um outro animal maravilhoso, os pesquisadores imediatamente desejaram caçar este outro animal, porém os experientes caçadores não lhes deram ouvidos e continuaram no rastro do animal que iriam caçar, depois de muitas negativas e muitos animais maravilhosos pelo caminho, encontraram o que foram buscar, fizeram o cerco e caçaram o animal, festejaram e voltaram para sua tribo.
Na volta percebem que os pesquisadores estavam frustrados, perguntaram o por que e eles disseram :
"Com tantos animais maravilhosos, por que caçaram este aqui ? "
Os caçadores disseram, se nós mudássemos de objetivo cada vez que vocês mudavam de ideia, todos morreríamos de fome, outro dia voltamos e caçaremos outro animal.

É aqui que percebemos a simplicidade, viemos para caçar tal animal e é isso que faremos, nós mudamos de objetivos com tanta frequência que nunca chegaremos a um objetivo concreto, "morreremos de fome"...

Quem já não passou pela desagradável experiência de comprar um produto recém lançado só para descobrir, dois dias depois, que ele já foi superado por outro. Isso nos deixaria frustrados, porém, se nosso objetivo é AQUELE objeto, poderão surgir muitos outros que não nos irritaremos, pois atingimos o que fomos buscar.
A globalização pode servir para nos integrar ao mundo e para nos confundir, quais os seus objetivos ?

Você é livre ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário